É fato que o emprego no presente e no futuro vai requerer cada dia mais do profissional a capacidade de prover a organizações com habilidades portáteis ou seja; a capacidade de se adaptar rapidamente as grandes mudanças que ocorrem a todo tempo e todo dia nas organizações. Associado a isto o profissional precisa ter a capacidade de lidar bem consigo, com os outros e trabalhar bem em equipe; e não menos importante possuir a capacidade de liderar equipes. Precisamos ter em mente que Inteligência Emocional não é ser simpático; não é liberar sentimentos. Inteligência Emocional é administrar sentimentos onde cada um de nós tem um perfil próprio não importa se é homem ou mulher mas com pontos fortes e fracos. Acreditamos que dentre várias necessidades os profissionais devem possuir resistência, iniciativa, capacidade de inovação, otimisto e a já falada adaptabilidade as oportunidades e mudanças do mercado.
A Inteligência Emocional quando desenvolvida dá ao profissional algumas competências como:
- Capacidade de ouvir e se comunicar;
- Adaptabilidade: Respostas criativas a reveses e obstáculos;
- Gerenciamento de si mesmo: Confiança, motivação para trabalhar com metas; vontade de desenvolver uma carreira e orgulho de suas realizações;
- Eficácia em termos interpessoais e de grupo: Cooperatividade, trabalho em equipe, aptidão para negociar em situações de desacordo;
- Eficácia na organização: Vontade de dar sua contribuição, potencial de liderança.
Li vários artigos a respeito de Inteligência Emocional e filtrei pelomenos 3 características que são muito desejáveis nos profissionais: que são a capacidade de comunicação, de relacionamento interpessoal e de iniciativa.
Identifiquei que os profissionais de PRIMEIRA GRANDEZA precisam possuir algumas capacidades dentre elas; capacidade de negociação/pacificação, administração de situações tensas, empatia, auto disciplina, iniciativa, auto percepção, motivação, boa capacidade de inovação, auto regulação, relacionamento interpessoal e a minha preferida: A CAPACIDADE DE LER EMOÇÕES nas pessoas. Pensamos que o caminho para desenvolver nossa inteligência emocional é longo, porém muito necessário para a sobrevivência no mercado de trabalho NO PRESENTE e certamente no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário