Texto de Leandro Nazareth
Essa reflexão, tive o prazer de fazer junto com alguns amigos / servos do grupo Maanaim de Uberlândia.
Vamos iniciar a reflexão mostrando a definição de Servir:
• Estar a serviço de...
• Consagrar-se ao serviço de...
• Ser criado de...
• Ser útil a...
• Ser prestativo...
• Ouvir...
• VIVER COMO SERVO.
Um ponto importante para refletirmos é sobre a importância de se estar bem ao decidir servir alguém. ESTAR SAUDÁVEL PARA SERVIR É O CONDIÇÃO MÍNIMA DO SERVIÇO.
Vamos refletir nem que seja por um instante enquanto você lê esse artigo, os seus:
• Nossos PONTOS FORTES (VIRTUDES);
• Nossos PONTOS FRACOS (DIFICULDADE;DEFEITOS);
Um dos maiores aprendizados que adquiri na minha vida fora o da importanciad e se definir os sentimentos internos, sobretudo aqueles que chamamos de virtudes e dificuldades, é muito importante trabalharmos a questão da definição, a predicação, dos sentimentos atuais em relação a MAIOR VIRTUDE PARA SERVIR E A MAIOR DIFICULDADE ATUAL PARA PODER SERVIR BEM OS OUTROS.
É importante elevermos os nossos pontos fortes de cada um em relação ao serviço a Deus para assim entregamos os nossos pontos fracos ao Deus Misericordioso, imaginando que o nosso defeito é apenas uma pequena gota diante do mar da misericordia de Deus.
Jesus curou tantos que precisavam sarar de algum defeito, doença, vejamos alguns milagres de Jesus:
• Cura de cegos;
• Cura de coxos;
• Cura de paralíticos;
• Cura de leprosos;
• Cura do homem da mão-seca;
• Cura do homem da mão-atrofiada;
• Cura da mulher hemorrágica;
• Cura de inúmeros enfermos;
• Etc.
Jesus pode curar todos nós: Lembra do nosso artigo sobre a oração como encontro alguns meses atrás? Então vale relembrar aquela alegoria linda do pássaro ferido e a correlação deste passado com todos nós.
No mesmo artigo eu cito o livro do Anselm Grun, desse modo irei falar simploriamente sobre o contexto central deste livro lindo... chamado Despertar o cuidado de de Anselm Grun.
Ora, cuidar segundo Anselm é estar desperto, abrir bem os olhos e encarar a realidade. Cuidar é dar atenção, vigiar, ficar atento. Cuidar é também proteger, tomar alguma coisa na mão. A atitude do cuidado se desdobra em preocupação, estima e senso de responsabilidade. "Debaixo de cada pedra há um mistério escondido. Aquele que vive com cuidado e atenção vai encontrá-lo".
Este livro fala da arte do cuidado. Me ensinou de alguma maneira a viver intensamente. Faz ver as maravilhas escondidas num simples passeio e a tratar tudo com muito respeito: seja o ar matinal, os raios de sol, o momento, os sentidos. Mostra como o cuidado protege contra o mal e faz habitar o espaço aberto por ver o mundo com outros olhos.
Ternura, cuidado e atenção andam juntas. Preste atenção para não jogar fora por descuido esse tesouro. Valorize quem cuida de ti.
Uma das passagens mais lindas que eu acho da bíblia é a que está em Matheus 9:10-13 – Jesus Médico dos Médicos, segue para leitura e reflexão:
" Aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento".
Um dos atos para estarmos mais disponíveis para o serviço a Deus é o ato de estamos leves diante de nós mesmos, e para isso temos que realizar do nosso jeito, da nossa maneira o nosso ATO DE CLAMOR A MISERICÓRDIA DE DEUS: Realizar um ato de contrição comunitário com Deus, rezar o ato de contrição individual, rezar para Deus implorando a sua misericórdia infinita diante de sua bondade imensa.
A PRINCIPAL VIRTUDE DO SERVO É A HUMILDADE.
Um ritual lindo de humildade é o lava pés. Jesus enquanto Deus se humilhou a condição de servo (escravo) ao lavar os pés dos seus discípulos para mostrar a dimensão e a importância da missão do cristianismo: O SERVIR.
O ato do lava pés na tradição judaica está ligado ao conceito de purificação (limpeza) dos judeus, ao contrário, para nós cristãos não precisamos ser novamente purificados, já o fomos por meio do batismo na água e no espírito santo.
Ora, quem está limpo só precisa lavar os pés para ser digno de ceiar com seu Mestre e Senhor.
Vamos ler e refletir sobre a passagem João 13:1-17 – Lava pés.
"Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.
E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,
Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,
Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes".
Vale a pena enfatizar a frase: “Como eu fiz, façais vós também” João, 13:15.
Como reflexão final vale relembrar a todos sobre os temas discutidos durante a reflexão sobre SERVIR:
• O conceito de servir (como servo e amigo e não como escravo);
• O entendimento das nossas limitações e virtudes humanas (condição mínima para servir);
• A missão do lava pés, isto é, a missão do SERVIR.
Amigos, seja fiel no pouco e ele te confiará mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário