quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Anel de Ferrara - Saiba o que é

A córnea é uma membrana transparente localizada na região anterior do globo ocular (Fig. 1), na frente da íris (parte colorida). Esta membrana deve ser perfeitamente transparente e esférica para permitir a penetração dos raios luminosos e conseqüentemente uma boa qualidade de visão.

Figura 1





Quando esta membrana se deforma, como no ceratocone (Fig. 2), em que assume um formato cônico ao invés de esférico, a visão fica comprometida, e o uso de lentes de contato pode se fazer necessário para a melhora visual.

Figura 2





Quando o ceratocone é muito avançado e a pessoa não tem uma boa visão com lentes de contato, uma cirurgia pode se fazer necessária, como o implante do Anel de Ferrara ou o transplante de córnea.



Anel de Ferrara

IMPLANTE DE ANEL CORNEANO INTRAESTROMAL PARA CERATOCONE

• O que é o anel de Ferrara?

O anel intracorneano é uma técnica cirúrgica de caráter investigacional para redução de ceratocones moderados (fig.1).


 
Fig. 1



Consiste na implantação de uma prótese de acrílico na intimidade do tecido corneano de modo a alterar a curvatura da córnea.






Fig. 2

A curvatura corneana acentuada e deformada pelo ceratocone, representada pela área vermelha na topografia corneana (fig. 2) muitas vezes pode ser melhorada com o implante do Anel de Ferrara (fig. 3), devolvendo à córnea um formato mais próximo do normal (fig. 4).




Fig. 3



• Quando se indica esta técnica no ceratocone?

Quando o paciente não tolera o uso das lentes de contato e não está muito confortável com o uso dos óculos.





Fig. 4



• Esta técnica é reversível?

Sim e pode ser ajustada em caso de correção inadequada, através da troca da prótese. O anel poderá ser removido em qualquer época sem prejuízo para saúde da córnea, não impedindo a realização de transplante de córnea no futuro, caso seja necessário.

• Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é realizada sob anestesia local tópica, em caráter ambulatorial.

• Como é a recuperação visual?

A recuperação visual demora em média de 3 a 6 meses. Alguns pacientes, entretanto, já observam alguma reabilitação visual dias após a cirurgia.

• A cirurgia funciona sempre?

O sucesso do anel de Ferrara em ceratocone ocorre em aproximadamente 80% dos casos. Há também casos em que o anel de Ferrarsa não consegue reduzir o ceratocone e melhorar a visão. Nestes casos o transplante de córnea se faz necessário para reabilitar a visão.



Nenhum comentário: