domingo, 4 de outubro de 2009

Empresas optam por E-learning para driblar a crise

Nos últimos anos, as empresas passaram a apostar em ferramentas de aprendizado pela internet com o objetivo de treinar suas equipes de colaboradores, porém sem a perda de qualidade.

Trata-se de uma tendência irreversível e bastante atraente em épocas de crise, já que o e-learning torna desnecessário o deslocamento de pessoas, reuniões, viagens, etc., o que acaba contribuindo para as verbas não se esgotarem rapidamente.

De acordo com o especialista em e-learning corporativo, Romain Mallard, diretor de Tecnologia e Marketing da Digital SK, empresa franco-brasileira que desenvolve atividades de e-learning em Curitiba desde 1999, é esse tipo otimização de custos e resultados que as empresas buscam hoje. “Nesse momento de corte de custos, inclusive de treinamento, um pessoal capacitado para atender o consumidor, por exemplo, torna a empresa mais competitiva no mercado. Então, para atender os dois lados, elas optam pelo e-learning”, explica.

Entre as empresas que optaram por soluções de e-learning estão a Boehringer Ingelheim, Biolab, Electrolux, entre outras. No caso da Electrolux, por exemplo, os promotores foram treinados dessa maneira em todo o País, com o objetivo de alinhar a comunicação e aumentar as vendas.

A Boehringer, indústria farmacêutica, treinou seus propagandistas, também espalhados pelo Brasil, e a Biolab, que também atua na mesma área, implementou um portal de treinamento via internet, com foco no setor de vendas, que tem quase 800 pessoas.

Para o especialista, quem já utilizava o e-learning passou a investir mais nessa modalidade, já que as vantagens são inúmeras. Além disso, Mallard explica que as tecnologias digitais facilitam ainda mais o crescimento. “O Brasil está na frente mundialmente nesse mercado.

Pelas suas proporções geográficas, há uma grande demanda pelo desenvolvimento de tecnologias que dêem conta do compartilhamento de informações em meios digitais, e isso faz com que os sistemas evoluam bastante”, explica.

Outro fato que está impulsionando o e-learning atualmente é o desenvolvimento das tecnologias móveis, como smartphones e conexões a internet sem fio, tanto que Mallard acaba de trazer a tecnologia Moodle Mobile ao mercado, propiciando que os treinamentos sejam feitos em qualquer lugar.

Nenhum comentário: