O mundo corporativo está cada vez mais preocupado em monitorar a sua imagem nas redes sociais. Uma pesquisa com 156 companhias nacionais realizada pela Orbium, empresa especializada no desenvolvimento de softwares para Contact Center, identificou os anseios e metas em relação à gestão da marca/produtos neste tipo de canal.
Participaram do estudo empresas dos setores de serviços, financeiro, tecnologia, comunicação, varejo, benefícios, transportes, automotivo, seguros, imóveis, utilidades, indústria, call center e telecom. Quanto aos cargos dos respondentes, 65% são presidentes, diretores ou gestores de atendimento e marketing; e outros 35% são gerentes de vendas, operações ou tecnologia e analistas em geral.
Do total de empresas consultadas, 70,4% afirmaram que vão investir em ações nas redes sociais imediatamente, enquanto 22,5% mostraram intenção de apostar neste segmento no médio e longo prazo. Apenas 7,1% dos entrevistados disseram que não têm interesse em investir nesse canal de relacionamento.
Do universo pesquisado, 52,1% das empresas consideram muito importante o monitoramento de suas imagens na internet, 43,7% classificam como importante e apenas 4,2% acham irrelevante. Quando questionadas se já realizaram monitoramento de suas marcas nas redes sociais, 57,1% responderam que sim, de forma manual, e 22,9% já o fizeram de forma automatizada.
Além disso, 47,9% das empresas pesquisadas disseram que realizam ou já realizaram campanhas nas redes sociais e 42,3% afirmaram que nunca fizeram, mas possuem interesse. Somente 9,8% das companhias consultadas responderam que não promoveram ações nas redes sociais e que iniciativas dessa natureza não constam de seus planos. Sobre a possibilidade das redes sociais gerarem insights para as empresas, 53,5% das entrevistadas acreditam que elas podem sim contribuir com o negócio.
A pesquisa também questionou as empresas sobre os benefícios do investimento em redes sociais. A pergunta oferecia a possibilidade de marcar mais de uma alternativa. Os resultados apontam que 73,2% das companhias entrevistadas acreditam ser possível detectar e resolver problemas de consumidores por meio dessas ferramentas. Já 71,8% das organizações consultadas afirmaram que as mídias sociais possibilitam analisar de que forma a marca é percebida. Outro objetivo, assinalado por 54,9% das companhias pesquisadas, é a de utilizar essas mídias para acompanhar ações da concorrência. Além disso, 52,1% dos respondentes disseram ser possível analisar a repercussão de notícias da empresa na imprensa, e 46,5% afirmaram que as redes sociais também permitem reconhecer promotores e detratores da marca.
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