terça-feira, 27 de abril de 2010

Terceirizar a seleção pode ser uma boa alternativa

Investir na qualidade da seleção significa otimizar os resultados da empresa, pois, este é o momento ideal para identificar o potencial do candidato e direcioná-lo de acordo com as metas da empresa. Por isso, é cada vez mais comum nas companhias a terceirização via contratação de consultorias especializadas em recrutamento e seleção, que buscam agilizar o processo, reduzir custos e melhorar o nível da qualidade dos colaboradores.

O trabalho que a consultoria contratada desenvolve são os mesmos que a empresa desenvolveria se fosse fazer internamente, ou seja, identificar as competências, cultura, cargo, entre outros fatores.

Um ponto que chama a atenção no processo seletivo é a continuidade de implementação de uma ferramenta. Existem as empresas que terceirizam apenas o serviço de desenvolvimento da ferramenta, deixando nas mãos de seu RH a aplicação do processo.

Porém, este trabalho depende de alguns fatores. A empresa precisa saber que tipo de equipe ela possui em seu RH. Se ela possui uma equipe sênior, com mais experiência e conhecimento, a atividade da consultoria serve para terceirizar apenas algumas etapas mais trabalhosas. Agora, se a empresa não possui um RH forte, é importante que a consultoria faça tudo.

Mas há alguns problemas neste mercado. Em face dos altos índices de desemprego, há empresas que exploram a fragilidade emocional do candidato, vendendo uma esperança que não vai se realizar. Ao contratar esse tipo de serviço, o RH deve atentar para essa questão.